12 de julho de 2018

Aço Cirúrgico Anodizado

Temos hoje em dia uma variedade grande de joias para o corpo, muitas são feitas pela industria do piercing com qualidade usando materiais cirúrgicos, revestimento que protegem o metal , mas também podem mascarar joias ruins e terem em sua composição elementos químicos ruins que prejudicam a saúde ou simplesmente são ruins,que descascam e se deterioram facilmente, podendo mesmo causar alergias e comprometer cicatrização de perfuraçãõ inicial, ou mostar alguns dados que encontrei:

Aço Cirúrgico Anodizado é um termo usado nas joias do corpo para descrever qualquer aço cirúrgico que tenha recebido um tratamento para adicionar cor à superfície seja plaqueando ou modificando a estrutura da superfície em um nível molecular para alterar o comprimento de onda da luz. Refletindo para criar cores. No entanto, quando se fala tecnicamente; Anodização é apenas uma das muitas maneiras utilizadas em processos de fabricação de joias para Body piercing.

Para criar joias coloridas feitas em aço cirúrgico criaram grande variedade de processos que vai do muito barato spray pintado sujeira barato para o caro zircônio ouro PVD banhado o processo mais comumente usado são os seguintes.

1. Anodização: Este processo só pode ser usado com superfície revestida de titânio e titânio e envolve a aplicação de eletricidade, o que resulta na criação de uma camada de óxido de titânio na superfície das joias para o corpo. Variando a tensão aplicada, a espessura da camada de óxido de titânio pode ser ajustada. A cor formada é dependente da espessura da camada de óxido e é criada pela interferência da luz refletida na superfície do óxido com a luz passando através dele e refletindo a superfície de metal subjacente.


 Barbell de aço anodizadofonte: achadirect.com


2. Galvanoplastia: É o processo padrão usado para produzir joias corporais econômicas de baixa qualidade. Para este processo, a peça a ser revestida é colocada em uma solução líquida e, em seguida, é aplicada uma corrente elétrica que transporta o material de revestimento e o deposita na superfície da peça de joalheria. O resultado final é um revestimento que é facilmente arranhado e desgastará dentro de algumas semanas quando em contato contínuo com o corpo.

3. Chapeamento PVD é o termo coloquial comumente usado para deposição física de vapor, processo que é usado para produzir joias para o corpo de alta qualidade, as peças são colocadas em uma câmara de vácuo para o revestimento. Em um arco elétrico são removidas moléculas do revestimento. material que, devido à corrente de alta tensão utilizada, é transformado num plasma de alta energia. Os íons metálicos do plasma se combinam com o gás reativo que é introduzido na câmara e atingem as peças com alta energia. O que resulta em eles serem depositados como um revestimento fino e altamente aderente. Uma vez que o processo esteja concluído, estes revestimentos são destacáveis ​​e resistentes ao desgaste.”



Premium PVD plated surgical steel ball closure . 
Fonte: https://www.achadirect.com/

4. Ion plating: é outro processo de PVD que faz uso de evaporação reativa de feixe de elétrons. Para isso, o componente metálico do material de revestimento colorido (titânio) é evaporado por um arco elétrico de baixa tensão.

5. E quanto ao aço anodizado? Isso realmente não existe e é um termo que não é usado fora da indústria de joias porque é simplesmente um nome comercial criado por fabricantes de joias para o corpo chinês para joias que são primeiro chapeados com uma camada muito fina de titânio, que é anodizado depois. O que resulta em belas cores brilhantes que, no entanto, são muito fáceis de descamar, uma vez que o revestimento de titânio não adere firmemente ao aço cirúrgico e outros grau de implante. Temos vários tipos de tratamento para dar cor  e aqui no Brasil muitas vezes desconhecemos esses processos .

Encontrei informações neste site bem legais, li reescrevi e interpretei  achei muito interessante as informações técnicas de processo e o comportamento. 


Referência pesquisada em 10/07/2017 


Aperte na imagem

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página